O Google lançou nesta quinta-feira (13) um teste para alertar usuários sobre o phishing, uma forma de fraude eletrônica. 

Esses ataques são uma maneira comum de roubar senhas e dados pessoais de usuários. Geralmente, eles estão associados ao envio de e-mails com links falsos que direcionam o usuário a páginas enganosas semelhantes aos sites originais.

A intenção é enganar a vítima e induzi-la a revelar suas informações. Em outros casos, são enviados arquivos que podem conter programas maliciosos.

O teste do Google é bem simples. Para iniciar, basta inventar um nome e um e-mail. Os dados fictícios serão usados apenas para personalizar o conteúdo durante o processo.

publicidade

Reprodução

O programa mostra oito situações suscetíveis ao phishing, desde e-mails com compartilhamento de Google Docs até mensagens para recuperação de senhas. Na parte superior da página, há dicas que alertam para elementos que podem ajudar o participante a identificar o golpe. 

Após o usuário assinalar se o conteúdo é ‘phishing’ ou ‘verdadeiro’, a plataforma ainda apresenta a opção ‘quero ver’, que detalha todos os sinais que provam a falsidade ou veracidade do e-mail. Entre as principais recomendações estão sempre atentar-se aos remetentes das mensagens e desconfiar de domínios diferentes do habitual. 

O teste pode ser feito em português e já está disponível.