Diversos anônimos e famosos são frequentemente vítimas de vazamentos de fotos em que estão nus, os conhecidos “nudes”. Para impedir novos casos, a fabricante japonesa Tone Mobile pensou em uma estratégia interessante: criar um smartphone com um recurso que impede o usuário de tirar uma foto “inadequada”.

Denominado Tone e20, o smartphone possui uma câmera capaz de desativar o botão de disparo em situações como essa. Em seguida, o aparelho mostra uma notificação dizendo “foto não tirada devido conteúdo inapropriado”. A empresa não especificou o que faz com que uma foto seja considerada inadequada, mas deixou claro que selfies nuas estão entre as proibições.

Reprodução

Com a finalidade principal de proteger menores de idade, o smartphone possibilita que um adulto desative o recurso. Além disso, os pais de crianças ou adolescentes que possuem um Tone e20 podem se conectar ao telefone dos filhos por meio de um aplicativo. Segundo a fabricante, uma notificação com hora e local em que uma tentativa de foto inadequada foi feita, além de uma versão borrada da mesma que é apagada logo em seguida, chega no smartphone dos responsáveis.

publicidade

Reprodução

O celular custa 21.780 ienes, cerca de R$ 862 reais. Nenhuma grande fabricante de smartphone possui ferramentas como essa, porém, se a moda pega, a ideia pode se espalhar para a felicidade de uns, e tristeza de outros.

Via: Vice