Usuários do MetrôRio poderão fazer o pagamento da tarifa por aproximação com cartões Matercard. A parceria da operadora com o serviço começa a funcionar a partir desta sexta-feira (21), e vale para cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras habilitadas com tecnologia NFC (Near Field Communication).

O MetrôRio já aceita cartões por aproximação desde abril de 2019 e a partir de agora adotar a bandeira Mastercard. A empresa também implementou pagamentos por aproximação em diversas estações de trem do Rio de Janeiro e desde setembro iniciou o projeto piloto de pagamento por aproximação nos ônibus de São Paulo.

publicidade

No Brasil, a primeira cidade a usar esse tipo de pagamento instantâneo na rede de transporte público foi Jundiaí (SP) — o processo começou em 2017, com a própria Mastercard.

Como funciona?

Fazer o pagamento com um dispositivo NFC é bastante simples: basta aproximá-lo do validador sinalizado para o uso da tecnologia — assim como se faz atualmente com o bilhete único. Tanto o cartão quanto os terminais habilitados têm o sinal de quatro ondas.

O valor correspondente à tarifa é, então, debitado diretamente na fatura (para cartões de crédito) ou na conta corrente (para cartões de débito), sem custo adicional ou taxas. De acordo com a Mastercard, ao longo de 2019 foram registrados quase 70 milhões de pagamentos realizados por aproximação no período entre janeiro e novembro.