A Planetary Society divulgou recentemente um relatório resumindo o que descobriu durante os oito meses de operação da LightSail 2, além de belíssimas fotos feitas pela espaçonave, que é a segunda em uma série experimental projetada para testar a viabilidade do uso da luz solar como forma de propulsão.

Lançada em junho de 2019, a LightSail 2 tem como principal missão demonstrar a possibilidade de navegação solar controlada, usando a pressão exercida pela luz solar sobre suas velas para elevar a altitude de sua órbita.

publicidade

Reprodução

Baja Califórnia e México, vistos a partir de Lightsail 2. Crédito: Planetary Society (CC-BY-NC 3.0)

publicidade

Uma das recomendações da equipe é que futuras missões tenham painéis solares nos dois lados da vela, em vez de um só, já que houve dificuldades na produção de energia com o design atual.

Outra é que missões futuras sejam realizadas em uma altitude ainda maior. Mesmo a 720 km, quase o dobro da altitude da ISS, a força de arrasto causada pela atmosfera é suficiente para causar perda de energia orbital.

publicidade

Reprodução

Golfo de Aden, no Oriente Médio, visto da Lightsail 2. Crédito: Planetary Society (CC-BY-NC 3.0)

publicidade

A equipe prevê que a LightSail 2 irá reentrar em nossa atmosfera em agosto de 2020. Até lá, continuarão realizando experimentos, e fazendo fotos incríveis de nosso planeta.

Fonte: Space.com