O banco central da Suécia, Riksbank, anunciou nesta quinta-feira (20) o início dos testes para implementação de sua moeda digital e-krona, em parceria com a Accenture. Segundo comunicado do banco, o objetivo é desenvolver um recurso eficiente, seguro e de fácil operação, que funcione de forma complementar ao dinheiro físico.

O experimento vai se apoiar no uso de tecnologia blockchain (sistema distribuído). Esse sistema será avaliado em um ambiente que simula a atividade de bancos, fintechs e outras instituições de pagamento. Os usuários selecionados para o teste poderão armazenar o e-krona em carteiras digitais. Todos os pagamentos, depósitos e saques serão feitos via aplicativos mobile. A ideia também é testar operações em diferentes dispositivos, como smartphones e smartwatches.

publicidade

A iniciativa do Riksbank acontece em um cenário no qual pagamentos com dinheiro físico são cada vez mais raros na Suécia. Um relatório do próprio banco central do país aponta que a porcentagem de cidadãos que declararam ter usado cédulas ou moedas em transações recentes despencou de 39% para 13%, entre 2010 e 2018. Em contrapartida, a população sueca recorre frequentemente a pagamentos digitais por meio do aplicativo Swish.

Reprodução

publicidade

O próprio comunicado do Riksbank diz que ainda não há definições sobre como a moeda digital deve funcionar ou qual a melhor tecnologia para operá-la no futuro. A intenção do teste corresponde essencialmente a aumentar o conhecimento do banco sobre o e-krona.

Outro ponto importante é levantado por Mike Orcutt, em artigo para o Technology Review. Ele afirma que a extinção completa do pagamento físico preocupa bancos centrais de vários países. As instituições acreditam que ao passo em que as pessoas deixarem de ter a opção de converter suas quantias bancárias em uma cédula oficial do governo, isso pode comprometer a fé delas no sistema monetário.

publicidade

Fontes: Riksbank / Technology Review