A inteligência artificial é muito usada em favor da saúde. Agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciaram a descoberta de um novo e potente antibiótico. O algoritmo  analisou mais de 100 milhões de compostos químicos e, assim, chegou à descoberta do novo medicamento – o composto recém-descoberto foi capaz de matar 35 tipos de bactérias potencialmente fatais, segundo os pesquisadores. A molécula foi batizada de halicina.

A descoberta foi feita usando um algoritmo inspirado na arquitetura do cérebro humano. A inteligência artificial foi treinada para analisar a estrutura de 2.500 medicamentos e outros compostos para identificar aqueles com as qualidades mais potentes que poderiam impedir o crescimento da E. coli – uma bactéria que se encontra no trato gastrointestinal das pessoas. 

“Acho que esse é um dos antibióticos mais poderosos já descobertos”, afirmou James Collins, bioengenheiro da equipe do MIT. 

Depois que o algoritmo de inteligência artificial “entendeu” quais características moleculares davam bons antibióticos, o grupo colocou a plataforma para analisar uma biblioteca com mais de seis mil compostos que estão sendo investigados como potenciais medicamentos. A tecnologia se concentrou em encontrar compostos diferentes dos antibióticos que já existem no mercado.

publicidade

“Queríamos desenvolver uma plataforma que nos permitisse aproveitar o poder da inteligência artificial para inaugurar uma nova era de descoberta de antibióticos”, disse Collins.

Fonte: BBC