Kazuhisa Hashimoto, programador de jogos e criador do famoso “código da Konami”, morreu na noite desta terça-feira (25) aos 61 anos de idade. A informação foi divulgada pelo compositor Yuji Takenouchi, que foi colega de trabalho de Hashimoto, em um post no Twitter.

O código estreou no jogo Gradius, lançado pela Konami para o Famicom em 1986. Digitar cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A no controle 1 com o jogo pausado dava à nave do jogador todas as armas do jogo.

Em uma entrevista em 2003, Hashimoto afirma que implementou o código para facilitar o trabalho de debugar as fases mais avançadas do game, por causa de sua alta dificuldade, e se esqueceu de removê-lo antes do lançamento da versão final do jogo.

publicidade

No exterior o código ficou conhecido graças ao jogo Contra, para o NES, onde dava ao jogador 30 vidas. Por isso, às vezes também é conhecido como “código Contra” ou “código das 30 vidas”.

O código acabou virando uma “tradição” e foi implementado em vários games da Konami, com efeitos variados, mas nem sempre benéficos. Em Gradius III, no SNES, o código original destruía imediatamente a nave do jogador trapaceiro (a versão correta é cima, cima, baixo, baixo, L, R, L, R, B, A)

Com o tempo o código se tornou parte da cultura gamer, e começou a aparecer em jogos de outras desenvolvedoras, filmes, séries e até mesmo em alguns sites. No filme Detona Ralph, o Rei Doce usa o código para acessar uma sala secreta. E digitá-lo no site do Buzzfeed, por exemplo, faz com que confete apareça no fundo da página.

Fonte: MS Power User