Alguém se lembra do SkiFree? Esse jogo era parte do “Microsoft Entertainment Pack”, um conjunto de jogos simples para o Windows 3.0, originalmente projetado para oferecer “diversão casual” aos usuários em ambientes corporativos. Alguns jogos fizeram tanto sucesso que acabaram sendo incorporados como componentes padrão do Windows, como Minesweeper (no Windows 3.1) e Freecell (no Windows 95).

Em SkifFree o jogador é um esquiador descendo uma montanha e deve saltar por rampas, atravessar portões e fugir do abominável homem das neves, enquanto percorre a maior distância possível. É o que hoje chamaríamos de “Endless Runner”, categoria de jogos que inclui títulos como Subway Surfers ou Temple Run.

Em homenagem ao clássico, a Microsoft incluiu uma versão modernizada, e com um novo tema, como jogo oculto no navegador Edge. Em Surf o jogador é um surfista que tem que coletar itens, saltar rampas e desviar de obstáculos enquanto foge do terrível Kraken. Os gráficos são melhorados, mas a jogabilidade e a diversão são as mesmas.

publicidade

A Microsoft não poupou esforços no desenvolvimento de Surf: o jogo suporta teclados, mouse e até gamepads do Xbox, e há um placar local com os recordes. Por enquanto o jogo só está disponível na versão “Canary” do Edge, usada por desenvolvedores para testar mudanças diárias, onde pode ser acessado digitando edge://surf na barra de endereços. Em breve, também deve chegar à versão estável do navegador. O dinosssauro do Google Chrome que se cuide.

Fonte: The Verge