Quem nunca pensou em como seria interessante ter seu cérebro conectado à internet? Por mais que possa parecer coisa de filme de ficção científica, uma equipe internacional de cientistas pode ter dado o primeiro passo para transformá-la em realidade. Pesquisadores conseguiram conectar dois neurônios artificiais de alta tecnologia com um neurônio biológico de um rato. Ao serem conectados, eles foram ainda capazes de se comunicar pela internet.

A pesquisa foi publicada na última terça-feira (25) na revista Scientific Reports. O sistema, por enquanto, é uma rede “simples”, com o neurônio biológico alojado em um laboratório da Universidade de Pádua, na Itália. A comunicação é feita com os neurônios artificiais, localizados na Universidade de Zurique, na Suíça, usando uma estrutura de sinapse biológico-artificial.

Ainda em seus primeiros passos, o estudo pode servir como ponto de partida para pesquisas mais complexas. “Estabelece as bases para um novo cenário que nunca foi encontrado durante a evolução natural, em que neurônios biológicos e artificiais são conectados e se comunicam através de redes globais, estabelecendo as bases para a internet da neuroeletrônica”, afirmou Themis Prodromakis, diretor de nanotecnologia do Centro de Fronteiras Eletrônicas da universidade de Southampton.

O pesquisador pensa não apenas na possibilidade de comunicação, mas vai ainda mais longe. “Abre o caminho para pesquisas sobre a substituição de partes disfuncionais do cérebro por chips de Inteligência Artificial”. A possibilidade de se tornar um ciborgue conectado à internet pode estar menos distante do que se poderia imaginar.