Astrônomos do Observatório Gemini, no Havaí, conseguiram fazer uma foto da nova minilua que orbita nosso planeta. Batizado de 2020 CD3, o objeto é um asteroide com 1,9 a 3,5 metros de diâmetro e foi descoberto esta semana, mas segundo cálculos já orbita nosso planeta há três anos.

A foto foi feita com o telescópio Gemini North, de 8 metros, nesta segunda-feira (24). Foram usados três filtros de cor (azul, verde, vermelho) e o telescópio se moveu para acompanhar o objeto, no centro da imagem. Por isso as estrelas ao redor aparecem como rastros coloridos.

Reprodução

“Obter as imagens foi uma corrida contra o tempo para a equipe, porque o objeto está rapidamente se tornando menos brilhante à medida que se afasta da Terra”, disse o astrônomo John Blakeslee, do Observatório Gemini.

publicidade

Não é incomum asteroides serem capturados pela gravidade da Terra e orbitarem nosso planeta, mas é raro que sejam detectados por causa de seu pequeno tamanho. Infelizmente, os astrônomos terão poucas chances de fazer novas observações de 2020 CD3: o objeto deve ser ejetado da órbita da Terra em abril.

Fonte: Science Alert