No dia 14 de fevereiro, o YouTube, maior plataforma de vídeos do mundo, completou 15 anos. Em uma década e meia o site se consolidou como um dos mais acessados em todo o planeta e hoje movimenta milhões de dólares. O que muitos não sabem é que ele começou como um site de relacionamentos, em que os usuários publicariam vídeos falando sobre suas características pessoais.

A ideia não vingou e poucas semanas após a criação da plataforma, os fundadores estabeleceram o formato de armazenamento de vídeos, que dura até hoje. O YouTube foi idealizado por três funcionários do PayPal, empresa californiana de pagamentos online, Chad Hurley, Steve Chen and Jawed Karim.

Naquela época, o YouTube ainda sofria muito com os direitos autorais. Muitas marcas vetavam a exposição de seus produtos em vídeos na plataforma. Com o tempo, essa dinâmica ficou mais balanceada.

Nos primeiros anos, a plataforma tinha um layout confuso, um tanto desorganizado, bem diferente do que estamos acostumados agora.

publicidade

Em setembro de 2005, o YouTube atingiu uma grande meta: o primeiro vídeo com mais de um milhão de visualizações. Uma propaganda da Nike com o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foi o primeiro conteúdo a alcançar esse número na plataforma.

Pouco mais de um ano após sua criação, a plataforma foi comprada pelo Google, por 1,6 bilhão de dólares. Essa aquisição deu novo rumo ao YouTube.

Com essa evolução, surgiu uma espécie de nova profissão: a de youtuber. A possibilidade de publicar vídeos e ganhar dinheiro com eles em canais na plataforma despertou muito interesse. Atualmente, muitas pessoas têm isso como sua principal atividade.

Essa nova forma de fazer e ver vídeos mudou não somente a produção, mas também o consumo do conteúdo disponível na plataforma. Muitos usuários consultam o YouTube para aprender coisas do dia a dia, em vídeos e canais cada vez mais especializados.

Em 2017, a plataforma ficou ainda mais moderna e dinâmica ao lançar o YouTube TV, um serviço que oferece programação de TV ao vivo. Pouco tempo depois do lançamento, o serviço já tinha conteúdo de 12 emissoras americanas.

Nos últimos anos, o YouTube conseguiu equilibrar melhor a dinâmica entre usuários, youtubers e anunciantes. Agora, a rede segmenta com mais precisão quando e como cada anúncio deve aparecer para os visitantes e, com isso, passou a atrair ainda mais gente.

Atualmente, são dois bilhões de usuários ativos mensais, vídeos em mais de 800 idiomas e cerca de um bilhão de horas assistidas todos os dias. O Brasil é um dos países que mais acessa a plataforma no mundo. A pesquisa “Global Digital”, realizada no fim do ano passado, mostra que o YouTube é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, na frente de Facebook, WhatsApp e Instagram.

Em quinze anos de existência, a plataforma evoluiu muito. Mas, e nos próximos quinze anos, quais serão os próximos passos e avanços do YouTube?