Um protótipo de Starship, espaçonave em desenvolvimento pela SpaceX, implodiu na noite da última sexta-feira (28) durante um teste de pressurização com nitrogênio nas instalações da empresa em Boca Chica, no sul do Texas.

Batizado de “Starship SN1”, o protótipo é o que é conhecido na indústria como “artigo de teste”, uma seção da espaçonave construída para testar o design ou funcionamento de um sistema específico. Durante o desenvolvimento, múltiplos artigos de teste são criados até que a empresa esteja satisfeita com os resultados e integre todos os sistemas em um protótipo funcional.

publicidade

Vídeos feitos por espectadores mostram a SN1, que se parece com um gigantesco silo metálico, sob a luz de holofotes. Subitamente uma nuvem de vapor surge em sua base e segundo depois ela implode, sendo arremessada ao ar.

publicidade

Anteriormente o CEO da SpaceX, Elon Musk, afirmou que a série SN consistiria de uma série de artigos de teste com mudanças incrementais, “até o SN20 ou algo próximo”, antes da construção de uma “versão 1.0” da Starship.

A SpaceX não se pronunciou sobre o incidente. Antes do teste, em uma entrevista durante o Simpósio de Guerra Aérea da Associação da Força Aérea dos EUA, Musk disse: “Ao tentar coisas diferentes, é preciso ter alguma aceitação do fracasso. O fracasso deve ser uma opção. Se não for, existem opções extremamente conservadoras. E você pode obter algo ainda pior do que a falta de inovação. As coisas podem andar para trás”, disse o executivo.

publicidade

Esta é a segunda vez que um protótipo da Starship falha durante testes. Em novembro passado outro protótipo similar também explodiu durante um teste de pressurização. 

Fonte: Digital Trends