Uma das principais características dos carros da Tesla são recursos para promover uma melhor experiência de seus usuários. Dentre eles está o Autopilot que, como o nome já diz, é uma espécie de piloto automático. No entanto, ele não é uma funcionalidade totalmente autônoma, exige que o motorista esteja atento à estrada para assumir o controle, se necessário.

Usando esse sistema, dois Youtubers, Lucas e Marcus Dobre, decidiram pregar uma peça em alguns amigos. Marcus finge adormecer ao volante enquanto o carro é conduzido pelo Autopilot. Obviamente, a reação – se ela for genuína – mostra pessoas preocupadas, pois, não sabem da existência da funcionalidade.

Por mais que eles destaquem que é uma “pegadinha”, o uso irresponsável do sistema de pilotagem poderia ter causado sérios riscos. As soluções de direção completamente autônoma em que a Tesla trabalha ainda não foram disponibilizadas para o público, por esse motivo, a brincadeira do vídeo poderia ter outro resultado. 

publicidade

 

Até o momento, o vídeo conta com mais de um milhão de visualizações. Nos comentários, pessoas riem da reação das vítimas, mas quase ninguém destaca o risco dessa “brincadeira”. Espera-se que pessoas que acompanham o canal, que conta com mais de 19 milhões de inscritos, não tentem repetir o feito.

Vale ressaltar que a Tesla preza por tornar seus veículos seguros. Seguindo recomendações do Conselho Nacional de Segurança em Transportes dos Estados Unidos, que defende a criação de soluções para impedir que motoristas tirem as mãos do volante e se distraiam enquanto usam o sistema de piloto automático, a empresa planeja melhorar seu sistema, para evitar acidentes como o ocorrido em 2018, que vitimou um funcionário da Apple.

O sistema Autopilot está entre os principais recursos de segurança da empresa, pois fornece aos proprietários uma nova “visão” da estrada. Entretanto, ele também requer um uso responsável – e que as pessoas não confiem totalmente no sistema, que pode apresentar falhas. Fingir dormir enquanto o carro trafega pelas ruas da cidade não é um exemplo de comportamento responsável.

 

Via: TeslaRati