Há pouco menos de 50 anos, em 13 de abril de 1970, uma explosão em um tanque de oxigênio a caminho da Lua mudou os planos da Nasa para a Apollo 13. O que seria a terceira missão tripulada a pousar em nosso satélite se tornou uma operação de resgate, com o objetivo de trazer os astronautas James Lowell, John Swigert e Fred Haise de volta à Terra em segurança.

Para isso, a Apollo 13 teria de dar a volta na Lua, o que incluiria um período de oito minutos em escuridão e isolamento total no “lado oculto” de nosso satélite. Agora, graças a dados obtidos pelo satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a Nasa conseguiu recriar em 4K o que os astronautas viram durante a manobra. O vídeo começa com um belíssimo “pôr da Terra”, quando os astronautas perderam comunicação, e mostra o nascer do sol iluminando a paisagem lunar.

Graças aos dados do LRO é possível ver as crateras e a superfície de nosso satélite com uma nitidez impressionante, muito superior ao que poderia ter sido filmado com câmeras da época. Embora tivesse várias câmeras de TV a bordo, a explosão afetou o sistema elétrico da Apollo 13, forçando o desligamento de qualquer equipamento que não fosse absolutamente essencial à sobrevivência dos astronautas.

publicidade

Atualmente a Nasa trabalha para retomar as missões tripuladas à Lua, começando em 2024 com o programa Artemis. Talvez em breve seja possível contemplar este cenário ao vivo, em uma livestream direto da órbita lunar.

Fonte: Nasa