A empresa norte-americana Honeywell anunciou nesta semana que irá lançar em alguns meses o que afirma ser o “computador quântico mais poderoso do mundo”. A empresa afirma que a máquina, ainda sem nome, será ao menos duas vezes mais poderosa que sua concorrente mais próxima, produzida pela IBM.

Segundo a Honeywell, a inovação que permite o desenvolvimento da máquina é uma nova arquitetura para sua “armadilha de ions” (Ion Trap), uma combinação de campos eletromagnéticos usados para capturar e manipular íons (partículas atômicas eletricamente carregadas). Os Íons são usados para armazenar os “bits quânticos” (Qubits) que representam a informação, e são manipulados usando sinais de micro-ondas e lasers.

publicidade

A empresa credita a inovação à sua experiência na criação de sistemas de controle e automação industrial. Embora seu nome não seja associado atualmente à informática, durante a “era de ouro” dos minicomputadores na década de 70 ela fazia parte do BUNCH, o grupo de cinco empresas (Burroughs, Univac, NCR, Control Data Corporation e Honeywell) que eram as principais concorrentes da poderosa IBM.

Reprodução

publicidade

O computador da Honeywell terá um “volume quântico” (QV) de 64 unidades. O volume quântico é uma métrica, desenvolvida pela IBM para calcular a capacidade de processamento de um computador quântico, levando em conta o número de Qubits em um sistema e o tempo de “decoerência”, ou seja, o tempo necessário para ocorra a perda de informação a partir de um sistema quântico para o ambiente. Segundo a própria IBM, seu computador quântico mais poderoso tem um volume de 32 unidades.

A Honeywell tem 100 cientistas, engenheiros e desenvolvedores trabalhando em seu projeto de computação quântica, e já fechou contrato com clientes como o banco de investimentos JPMorgan Chase para o desenvolvimento e aplicação prática de algoritmos que tirem proveito do poder de sua máquina.

publicidade

Fonte: Honeywell