O Facebook revelou nesta sexta-feira (5) a existência de uma ferramenta de inteligência artificial que está sendo usada para detectar e excluir contas falsas em sua rede social. Só no último ano ela excluiu mais de seis bilhões de perfis fakes, sem contar as contas que a rede impede diariamente que sejam criadas.

A ferramenta usa uma tecnologia chamada “Deep Entity Classification” para analisar o comportamento da conta na rede, como quantos pedidos de amizade ela enviou ou aceitou, que páginas e grupos ela segue, quem são os administradores e quantos membros existem, quando eles foram criados, etc.

publicidade

No total são analisadas cerca de 20 mil características de cada perfil, o que torna muito dificil para um spammer entender como a ferramenta funciona e como burlar a análise. Além disso, a IA é capaz de se “retreinar” sozinha, o que permite a ela se adaptar a novas táticas.

Segundo Bochra Gharbaoui, gerente de ciência de dados no Facebook, no momento 5% das contas da rede são falsas. Mas o cientista não canta vitória: “os adversários se movem depressa. Seu ciclo de adaptação é intenso, e está se tornando mais sofisticado”, disse ele.

publicidade

Fonte: ZDNet