Tão leve que até flutua na água, um líquido metálico desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, promete viabilizar a criação de robôs super leves e flexíveis ao ponto de permitir que as máquinas possam mudar de forma.

O site especializado em ciência Futurism chega a comparar as possibilidades dessa nova tecnologia com o robô Terminator 2 representado pelo ator Arnold Schwarzenegger na franquia Exterminador do Futuro.

Para fabricar o composto, os cientistas misturam amostras fundidas dos metais leves Gálio (Ga) e Índio (In). Em seguida, adicionam ao líquido pequenos cristais preenchidos com ar, e depois chacoalham cuidadosamente. O processo faz com que partículas de oxigênio se combinem com o metal líquido, garantindo a baixa densidade da substância.

Reprodução

publicidade

O resultado é um material com excelentes padrões de conformidade, condutividade elétrica e maleabilidade, resistente o bastante para ser remodelado pelo menos oito vezes sem prejudicar suas funções.

De acordo com os pesquisadores, o potencial dessa nova substância deve ser explorado em breve. “Materiais de metais líquidos leves são promissores para fabricar diversos produtos avançados de robótica mole e dispositivos submarinos em um futuro próximo”, diz o resumo do estudo publicado pelos cientistas.

Site: Futurism / Online Library