A Sony confirmou nesta terça-feira (10) que um dos jogos exclusivos de PS4 mais aclamados da geração será distribuído também no PC. “Horizon Zero Dawn” estará disponível para computadores em algum momento do terceiro trimestre deste ano, como confirmou Hermen Hulst, chefe da PlayStation Worldwide Studios em entrevista ao blog oficial do PlayStation.

Apesar de o jogo não ter uma data precisa de lançamento nos PCs, ele já está listado no Steam. A Guerrilla Games, empresa responsável pelo desenvolvimento do título, deve divulgar mais informações sobre o assunto em breve, segundo Hulst.

Será a primeira vez que um jogo desenvolvido internamente por estúdios da Sony será distribuído para uma plataforma que não é controlada pela empresa. “Death Stranding”, outro game é outro caso de jogo previamente exclusivo do PlayStation que será disponibilizado para PC, mas neste caso a Kojima Productions, do renomado produtor Hideo Kojima, é uma empresa independente que apenas tinha uma parceria com a Sony.

Além desses dois casos mais notáveis, a companhia também afrouxou o controle sobre a franquia de beisebol “MLB: The Show”, que passará a ser multiplataforma, e disponibiliza por meio do PlayStation Now vários de seus títulos exclusivos, como os jogos da série “Uncharted” e “The Last of Us” para serem jogados por meio de streaming em alguns países onde o serviço está disponível.

publicidade

Ainda assim, o anúncio marca uma mudança estratégica da Sony sobre a forma como a empresa lida com sua propriedade intelectual. Historicamente, a companhia usa jogos exclusivos para movimentar a venda de consoles, e o sucesso comercial do PS4 tem muito a ver com a capacidade dos estúdios da empresa em produzir títulos de grande apelo com o público. Pode ser uma forma de faturar mais com um título, fazendo um segundo lançamento após algum tempo da chegada à plataforma original, quando o ânimo inicial já esfriou e as vendas diminuíram.

Hulst, no entanto, diz que o lançamento de “Horizon Zero Dawn” no PC não necessariamente significa que isso se repetirá com outros games. Ou seja: não espere que “The Last of Us 2”, com previsão de lançamento para maio, siga o mesmo caminho. Por enquanto, só a Microsoft lança todos os seus títulos simultaneamente para Xbox e PC.