O coronavírus é oficialmente uma pandemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) uma atualização na classificação do vírus diante da velocidade com que a Covid-19 tem se espalhado pelo mundo.

“Nas últimas duas semanas, o número de casos da Covid-19 fora da China se multiplicou em 13 vezes, e o número de países afetados triplicou. Já há mais de 118 mil casos confirmados em 114 países, e 4.291 pessoas perderam suas vidas”, disse Tedros Adhanom, diretor geral da OMS em sua justificativa para a reclassificação da doença.

publicidade

Não existe um critério muito específico para definir uma pandemia. A sua definição é de “propagação mundial de uma nova doença”, de acordo com a OMS. Não há um número predefinido de infectados ou de mortos para que uma doença seja classificada como tal.

publicidade

Em 30 de janeiro, quando a OMS havia declarado o coronavírus como uma emergência global de saúde pública, Adhanom havia demonstrado relutância em utilizar o termo “pandemia” para se referir ao vírus. A preocupação era de que a reclassificação trouxesse mais pânico do que benefícios. Posteriormente, em fevereiro, a doença foi definida por Adhanom como “várias epidemias em diferentes partes do mundo que afetam diferentes países de maneiras diferentes”.

A última vez que uma doença foi definida como uma pandemia pela OMS foi com o surto de H1N1 de 2009. Estima-se que entre 11% e 21% da população mundial na época contraiu a doença na época.