Sexta-feira, 13 de março de 2020. Para comemorarmos a data, e aproveitando que o medo do coronavírus nos faz ficar mais em casa, aí vão 13 indicações de grandes filmes de horror do século 20 que estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Ninguém precisa ver tudo isso no dia 13. Mas podem usar esse dia como pretexto para iniciar os trabalhos. E depois dormir com a luz acesa.

Como bônus, 7 filmes do século 21. Todos colocados na devida ordem cronológica.

Os Pássaros (Alfred Hitchcock, 1963) – Disponível no TELECINE

publicidade

Uma verdadeira aula de cinema de mestre Hitchcock é também um dos longas que contribuiu para a valorização do gênero nos anos 1960. Um bando de pássaros, de várias espécies, aterroriza Bodega Bay, sem qualquer explicação racional.

O Bebê de Rosemary (Roman Polanski, 1968) – Disponível na AMAZON

Aqui, o gênero já estava suficientemente valorizado. Podia-se desgostar de filmes de horror, mas já não dava mais para desprezá-los como coisas menores. Mia Farrow pode ser vítima de uma seita maligna em Nova York.

Carrie – A Estranha (Brian De Palma, 1976) – Disponível no TELECINE

O filme que estabeleceu, merecidamente, o nome de Brian De Palma no panteão dos grandes cineastas dos anos 1970. Basicamente, uma garota com poderes paranormais luta também por aceitação social no colégio.

O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980) – Disponível na HBO GO

Quando um homem se isola num velho hotel abandonado para escrever, sua esposa e seu filho começam a perceber mudanças em sua personalidade. Kubrick transformou o livro mediano de Stephen King numa obra-prima do cinema. Coisa de mestre.

Um Lobisomem Americano em Londres (John Landis, 1981) – Disponível na AMAZON

Landis dá um salto com este grande filme e ocupa uma altíssima posição na luta pela soberania do cinema americano nos anos 1980.

O Enigma do Outro Mundo (John Carpenter, 1982) – Disponível na NETFLIX

Talvez o maior filme de John Carpenter é justamente aquele que o confirma como maior herdeiro de Howard Hawks. Uma equipe de cientistas às voltas com um alienígena mutante numa base na Antártida.

Uma Noite Alucinante (Sam Raimi, 1983) – Disponível no TELECINE

O Telecine tem também a competente refilmagem de Fede Alvarez, realizada na década passada, mas este é o filme que demonstrou o talento de Sam Raimi, o futuro diretor da primeira série de longas do Homem Aranha. Jovens às voltas com um demônio libertado numa cabana na floresta.

A Hora do Pesadelo (Wes Craven, 1984) – Disponível na HBO GO

Uma ideia e tanto: um monstro que só apavora os personagens enquanto eles estão dormindo. Nasce Fred Krueger, um dos maiores monstros da história do horror.

Dia dos Mortos (George A. Romero, 1985) – Disponível na AMAZON

Uma obra-prima de Romero, um dos grandes diretores do gênero, e o terceiro longa da série dos mortos-vivos, agora com eles sendo domesticados pelos sobreviventes. Mas prefira a versão legendada.

A Hora do Espanto (Tom Holland, 1985) – Disponível na HBO GO

Um filme de vampiro bastante original que envolve também uma casa assombrada. Uma das obras mais interessantes da renovação do horror nos anos 1980.

A Mosca (David Cronenberg, 1986) – Disponível no TELECINE

Horror de ficção-científica em que um experimento dá errado e o cientista vai gradualmente se transformando em uma mosca.

À Beira da Loucura (John Carpenter, 1994) – Disponível na NETFLIX

Este é o grande filme de Carpenter, junto com O Enigma de Outro Mundo, presente também nesta lista. Coisas estranhas acontecem quando um detetive vai investigar o desaparecimento de um escritor. O pesadelo em forma de filme.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Tim Burton, 1999) – Disponível na AMAZON

Desprezado na época, o tempo fez justiça a este belo conto gótico de Tim Burton, em que o terror se insinua de maneira inteligente, sem abdicar da violência como modo de assustar.


Os 7 do século 21

Premonição (James Wong, 2000) – Disponível na HBO GO

Outra prova de que criatividade é essencial ao terror. Quando a morte traça seus planos, não há como fugir.

O Hospedeiro (Bong Joon Ho, 2006) – Disponível na NETFLIX

O melhor filme do grande vencedor do Oscar em 2020 é esta sensacional atualização do filme de monstro.

Corrente do Mal (David Robert Mitchell, 2014) – Disponível no TELECINE

Um dos filmes de terror mais originais dos últimos tempos, dá a ideia de contaminação pelo sexo como analogia dos tempos repressivos que vivemos quanto aos comportamentos.

Invocação do Mal 2 (James Wan, 2016) – Disponível na NETFLIX

O diretor de Jogos Mortais progrediu e atingiu o auge com esta segunda parte que está sem dúvida entre os melhores filmes de terror deste século.

Invasão Zumbi (Yeon Sang-ho, 2016) – Disponível na NETFLIX

Da Coréia do Sul vem este originalíssimo filme de zumbi que é também uma aventura de primeira.

Um Lugar Silencioso (John Krasinski, 2018) – Disponível no TELECINE

Na preparação para a segunda parte, agora adiada por causa do corona vírus, vale (re)ver este curioso terror em que o silêncio é fundamental para a sobrevivência.

Nós (Jordan Peele, 2019) – Disponível no TELECINE

Filme estranho, crítico e ousado, que representa um passo adianta no percurso de Peele como diretor.

* Sérgio Alpendre é crítico e professor de cinema