Segundo o jornal South China Morning Post, os primeiros casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, são mais antigos do que se pensava. De acordo com dados governamentais obtidos pelo jornal, o primeiro caso registrado foi um homem de 55 anos na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, em 17 de novembro de 2019.

Autoridades de saúde procuram o “paciente zero”, o primeiro caso da doença em seres humanos, num esforço para entender a origem do vírus que é oficialmente chamado Sars-Cov-2. Assim como outros vírus similares, acredita-se que ele tenha se originado em animais, mais especificamente uma espécie de morcego, embora a forma de transmissão da doença para o homem ainda não tenha sido identificada.

Originalmente acreditava-se que o primeiro caso na China tivesse ocorrido em 8 de dezembro. Mas segundo o jornal, nove casos foram registrados em novembro de 2019, quatro homens e cinco mulheres, com idades entre 39 e 79 anos. Entretanto, nenhum deles pode ser considerado o “paciente zero”.

Amostras dos pacientes teriam sido coletadas ao longo do mês de dezembro mas burocracia governamental, como a necessidade de aprovação pelo Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, além ordens para não divulgar informações sobre a doença para o público, prejudicou os esforços de combate nos estágios iniciais e facilitou a disseminação.

publicidade

Em 1º de Janeiro de 2020 já havia 381 casos confirmados da doença. Entretanto, 10 dias depois, autoridades de saúde de Wuhan continuavam afirmando que havia apenas 41 casos na cidade.

Fonte: South China Morning Post