Muitas pessoas tem feito a migração para o Windows 10 devido a Microsoft estar encerrando de forma oficial o suporte para o Windows 7, um de seus sistemas mais populares dos últimos tempos. Por sua vez, quem não gostou do Windows 10 acabou achando o Linux como uma alternativa interessante para utilizar no PC, sendo que existem diversas distribuições boas para uso diário, como o Olhar Digital já mostrou anteriormente.

Um sistema que acabou de fora dessa lista acima, mas que também é uma boa opção é o Linux Freespire, que acaba sendo uma distribuição bem amigável. Se você ainda não o conhece, veja a seguir como instalá-lo e quais são os seus principais destaques.

Como obter e instalar o Linux Freespire

O Linux Freespire 6 é uma distribuição bem enxuta baseada no Ubuntu 18.04 e, de acordo até mesmo com seu site, eles querem que o sistema seja uma opção amigável para quem está saindo do Windows 7. Assim como a grande maioria das outras distribuições Linux, o Freespire pode ser testado em seu computador a partir de um pendrive sem precisar ser instalado. Confira como fazer:

1. Acesse a página oficial do Linux Freespire e realize o download de sua imagem no formato ISO;

publicidade

Reprodução

2. Com o auxílio de uma ferramenta como o Rufus ou o Balena Etcher, passe a imagem baixada para um pendrive;

Reprodução

3. Acesse a BIOS do computador ao pressionar a tecla Del ou F2 (a tecla utilizada pode variar de acordo com a fabricante) e defina o pendrive como a unidade principal de boot;

4. Já na tela de boot da imagem, selecione a opção “Start Freespire 6” e aguarde que o sistema seja carregado. O tempo para o processo varia de acordo com a velocidade de seu computador.

A partir da última etapa demonstrada acima, você já pode começar a usar o Linux Freespire. Entretanto, para poder usufruir de uma performance melhor e tê-lo de fato em sua máquina é necessário fazer a sua instalação, ou seja, o passo a passo a seguir não é obrigatório para quem quer apenas conhecer esta distribuição. Veja como fazer a sua instalação:

1. Na tela inicial do sistema, dê um clique duplo em “Install Freespire 18.04”;

Reprodução

2. Selecione o seu idioma e clique em “Continuar”;

Reprodução

3. Então, selecione o layout correto de seu teclado e clique em “Continuar”;

Reprodução

4. Nesta etapa, fica a seu critério já fazer a instalação de drivers gráficos de terceiros como da NVIDIA, por exemplo e também a atualização de softwares;

Reprodução

5. Selecione a opção desejada de como o Freespire será instalado em seu computador. Caso você já tenha algum sistema na máquina, como o Windows, você terá a opção de deixar a máquina com um dual-boot. Em nosso caso, utilizamos a primeira opção, que apaga tudo o que está no HD;

Reprodução

6. Na próxima tela, selecione o local onde você está;

Reprodução

7. Preencha os dados solicitados para a criação do usuário e clique em “Continuar”;

Reprodução

8. Aguarde a conclusão do processo, retire o pendrive do computador e clique em “Reiniciar agora”.

Reprodução

A partir deste momento, você já pode usar o Linux Freespire instalado em seu computador.

O que vem no Linux Freespire e seus destaques

Assim como foi dito no começo da matéria, o Linux Freespire quer surgir como uma alternativa ao Windows e até mesmo o seu visual lembra o sistema da Microsoft em alguns pontos. Assim, o ambiente gráfico padrão do sistema acaba sendo o MATE, que com um visual simples acaba não confundindo usuários mais novos.

Reprodução

Já na questão de programas, o Freespire também traz apenas o essencial e evita ter muitas opções de softwares já pré-instalados como é visto em outras distribuições. Abaixo, veja a lista de seus principais aplicativos:

  • Chromium – Navegador do Google;
  • Abiword – Editor de textos;
  • Gnumeric – Editor de planilhas;
  • Parole – Player de arquivos de mídia.

Além dos programas pré-instalados, é claro, o Linux Freespire também traz uma loja de aplicativos bem competente, que conta com diversas opções famosas. Nela, por exemplo, você pode baixar o Firefox, Libreoffice, Spotify, GIMP e outros aplicativos bem populares.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe um pouco mais do Linux Freespire e como realizar a sua instalação.