Ao utilizar um celular, independentemente do sistema utilizado, uma das tarefas mais comuns é querer sair instalando aplicativos nele para poder fazer o que quiser com ele.

Para fazer isso com segurança, é claro, o sistema Android conta com a Google Play Store, que já traz inúmeros programas prontos a apenas um toque para serem baixados.

Apesar de tal acervo ser bem atrativo, nem todos os programas que estão na Google Play Store acaba sendo seguros – mesmo que eles tenham que seguir certas normas para estar lá. A insegurança aumenta com os apks instalados fora de lá.

Por isso, o Android conta com um sistema chamado de Google Play Protect que é para ajudar você a deixar o seu aparelho seguro. Para entender um pouco mais sobre esse sistema, o Olhar Digital lhe conta a seguir um pouco mais sobre como ele funciona.

publicidade

O que é e como funciona o Google Play Protect

Todo celular com o Android e que vem com a Google Play Store instalada, por padrão, já vem com a segurança do Play Protect ativada de fábrica.

Apesar de o processo ser praticamente transparente para o usuário final, o Play Protect verifica todos os aplicativos quando você os instala, além de executar verificações no celular. Tudo isso para evitar que você seja afetado por um malware, tenha dados roubados ou outras complicações.

Mas esse recurso não fica restrito aos aplicativos. Ao utilizar o navegador Chrome, que já vem instalado por padrão no Android, também é preciso lembrar que o Google Play Protect lhe protege de ameaças em sites visitados com o navegador.

Como você já deve imaginar, ao fazer toda esta proteção, o Google acaba coletando alguns dados durante estas tarefas, mesmo que seja para você ficar menos vulnerável.

Como ativar e desativar

Para saber se você está protegido ou se deseja parar com o envio de alguns desses dados, veja o que fazer em seu Android:

1. Abra a Google Play Store normalmente. Agora, clique no perfil do usuário e acesse o Play Protect:

Google Play Store e Play Protect
Imagem: Google / Reprodução

2. Depois, acesse as configurações no ícone de engrenagem. Para ativar ou desativar a proteção, toque em ‘Verificar apps com o Play Protect’. Se você busca proteção para os apps baixados fora Play Store, ative a opção ‘Melhorar a detecção de apps nocivos’:

Configurações da ferramenta Play Protect
Imagem: Google / Reprodução

Programa de Proteção Avançada

Além da ferramenta mencionada acima para manter o seu celular com Android protegido, você pode fazer parte do Programa de Proteção Avançada.

Esse projeto, que como o seu nome sugere, é realmente mais avançado e conta com alguns recursos diferentes. As suas principais funções não vistas no programa básico são:

  • Adiciona um processo de autenticação em dois fatores para certas atividades. Para isso ter uma chave de segurança física, um celular com o sistema Android 7.0 ou superior ou um iPhone com o iOS 10 ou superior e o aplicativo Google Smart Lock instalado;
  • Ao invés de conceder o acesso a sua conta do Google para qualquer app, o programa de proteção avançado limita o acesso a sua conta para apps do próprio Google e poucos serviços de terceiros;
  • Bloqueia a instalação de aplicativos obtidos de fora da Play Store a não ser em caso de lojas oficiais de outras fabricantes;
  • Novos métodos de proteção e verificação para recuperar o acesso a sua conta, caso este tenha sido perdido.

Por padrão, quem utiliza um celular com o Android, como foi explicado acima, só faz parte do programa Play Protect mais básico. Já quem deseja usar o programa de proteção avançada deve acessar este link e seguir o guia do próprio Google para aderir a ele.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!