A segunda amostra do Android 11 para desenvolvedores finalmente trouxe à tona um recurso que é mencionado em rumores há algum tempo: um sistema de compartilhamento direto de arquivos entre smartphones, similar ao AirDrop encontrado no iOS.

Segundo o site 9to5Google, o recurso agora se chama Fast Share (Compartilhamento Rápido), embora anteriormente fosse conhecido como Nearby Sharing. Ele já pode ser testado, apesar de que ainda existam alguns problemas. O Google alerta que ao compartilhar arquivos entre dois Pixel 4, por exemplo, a transferência é concluída com sucesso, mesmo que uma mensagem na tela no aparelho que recebeu o arquivo indique uma falha.

O Fast Share usa Bluetooth para “parear” dois smartphones próximos. Os arquivos podem ser transferidos usando uma conexão de dados, uma rede Wi-Fi ou uma conexão Wi-Fi direta entre os aparelhos, o que resulta em transferências muito rápidas. Para iniciar uma transferência é preciso que os aparelhos estejam a pelo menos 30 cm um do outro.

De acordo com o cronograma oficial, o Google lançará mais um preview do Android 11, em Abril. Depois serão disponibilizadas três versões beta, com a versão final no terceiro trimestre de 2020.

publicidade

Fonte: 9to5Google