Primeira empresa nacional a lançar o teste rápido para detectar a Covid-19, a startup Hi Technologies está trabalhando a todo vapor. Isso porque a equipe espera entregar quantidade suficiente para a demanda que já se apresenta e que tem aumentado progressivamente.

Segundo Marcus Figueiredo, CEO e fundador da startup, os testes serão enviados tanto a unidades de saúde, públicas e particulares, quanto a farmácias, para que sejam comprados pelo consumidor final. A startup já oferece exames para outras doenças, como dengue, zika, HIV e outras, e vai adicionar o diagnóstico de coronavírus a esse portfólio.

publicidade

O preço estimado para o consumidor final é alto, cerca de R$ 130. Figueiredo diz que não tem como controlar o que é cobrado pelos distribuidores, mas que tem procurado aumentar a oferta e manter os custos o mais baixo possíveis para que qualquer interessado possa ter acesso ao teste.

A Hi Technologies pretende começar o envio dos testes aos distribuidores já amanhã, mas como a logística está prejudicada, ainda deve demorar um pouco para que eles cheguem efetivamente a esses lugares.

publicidade

Figueiredo não diz quantos testes a startup tem capacidade de produzir, mas informa que tem aumentado a produção continuamente para produzir milhões de testes e, assim, dar conta da demanda. Apesar de pedidos do exterior, Figueiredo garante que vai se concentrar apenas no mercado nacional.

Segundo ele, a melhor forma de saber onde os testes estão disponíveis é acompanhar as páginas da empresa nas redes sociais.

publicidade

[Atualização] 

A Hi Technologies é um laboratório independente de análises clínicas. O teste rápido Hilab é uma metodologia criada pelo laboratório e aprovada pela Anvisa. Os reagentes e sistemas analíticos são produzidos e validados pelo próprio laboratório, de acordo com a lei, o que torna o laboratório apto a realizar os exames de sangue sorológicos para Covid-19.