A Huawei, em parceria com operadoras de telefonia chinesas, quer propor um novo protocolo de Internet para a União Internacional de Telecomunicações (UIT), o New IP, que – pelo menos teoricamente – oferece endereçamento e gerenciamento de rede mais eficientes do que o atual padrão TCP/IP.

Porém, de acordo com o Finacial Times, o projeto parece ter ganchos que permitem que regimes autoritários censurem e analisem seus cidadãos. A medida que chama mais a atenção é a criação de um “comando de desligamento” que permitiria que uma parte central da rede cortasse os dados enviados para ou a partir de um endereço determinado.

publicidade

Com esse “botão de desligar”, governos autoritários poderiam facilmente silenciar ativistas e opositores online sem precisar recorrer a ferramentas extras ou autorização de órgãos internacionais. Há ainda a preocupações de que o novo IP exigiria autenticação e autorização não apenas de novos endereços na Internet, mas também dos usuários e nos pacotes de dados enviados. A China, há muito tempo, tenta vincular nomes reais a usuários da Internet, e isso potencialmente vincula as pessoas à própria conexão à Internet.

O New IP deve estar pronto para teste no início de 2021. Um porta-voz da Huawei caracterizou o projeto como sendo exclusivo para lidar com as demandas técnicas de um cenário digital em mudança e “não para exercer controle”. Em suas apresentações, a empresa caracterizou a atualização como vital para serviços futuros como os carros autônomos. O representante acrescentou que a tecnologia estava “aberta a cientistas e engenheiros do mundo todo”.

publicidade

Não há garantia de que a UIT aceite o New IP como padrão, e muito menos que países suficientes adotem a tecnologia para torná-la viável. O posicionamento da Huawei também não muda o fato de que o New IP ainda daria aos governos mais controle sobre a internet.

Via: Endgadget