Uma empresa norte-americana chamada UAV Turbines apresentou recentemente um motor turboeixo compacto e versátil, que pode ser alimentado por uma grande variedade de combustíveis.

Batizado de Monarch 5, o motor pode funcionar com combustíveis pesados como combustível de aviação (Jet A), com gás natural, diesel (tradicional ou biodiesel) ou até mesmo com hidrogênio.

Pequeno o suficiente para uso na propulsão de um veículo aéreo não-tripulado (UAV, ou drone), o motor também pode ser usado como gerador para a produção de energia elétrica. Sem nenhuma modificação ele pode produzir 5 kW. Com uma “pequena” modificação e a adição de uma segunda unidade de geração, é possível dobrar a capacidade de produção para 10 kW.

publicidade

“Uma característica importante de nossos motores de turbina a gás é que eles operam com combustível pesado de manuseio seguro, como o Jet A, e uma grande variedade de outros combustíveis”, diz Fred Frigerio, vice-presidente sênior de engenharia da UAV Turbines.

“Com pequenas alterações, o motor Monarch 5 pode se adaptar a várias fontes de combustível diferentes como gás natural e hidrogênio. Ambos são combustíveis de queima limpa, com pouca ou nenhuma produção de gases de efeito estufa. Fontes de energia sustentáveis e limpas estão se tornando mais importantes para aplicações em vários ambientes atendidos pela nova linha de produtos de micro turbogeradores da UAV Turbines”, disse ele.

Fonte: ZDNet