A montadora japonesa Toyota e a chinesa BYD lançaram nesta quinta-feira (2) uma joint venture para pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos a baterias. A nova empresa, BYD Toyota EV Technology, funcionará na China e iniciará suas operações em maio. Hirohisa Kishi, da Toyota, atuará como presidente e Zhao Binggen, da BYD, será o CEO.

Uma das maiores montadoras do mundo, a Toyota foi a primeira a lançar carros híbridos, mas ainda não lançou nenhum veículo 100% elétrico fora da China. Com esta nova joint venture com a BYD não é diferente.

publicidade

A equipe será formada por engenheiros e pesquisadores das duas empresas, que desenvolverão veículos inicialmente voltados para o mercado chinês. “Com os engenheiros da BYD e da Toyota trabalhando juntos sob o mesmo teto, nosso objetivo é desenvolver veículos elétricos com desempenho superior e que atendam às necessidades dos clientes na China, mesclando as forças de duas empresas e um pouco da sua rivalidade saudável”, afirmou Hirohisa em comunicado.

Fundada em 1995, a BYD surgiu inicialmente como fabricante de baterias, expandindo posteriormente para a produção de células de armazenamento de energia e veículos. A “Build Your Dreams” (Fabrique seus sonhos, em inglês) desenvolve e produz componentes como baterias e motores elétricos.

publicidade

Apesar do pioneirismo com o lançamento do Prius em 1997, a Toyota limitou seu desenvolvimento aos veículos híbridos. Todas as suas iniciativas de fabricação de carros elétricos estão concentradas na China, onde possui outros centros de P&D estabelecidos em empresas de joint venture chinesas como a China FAW Group Corporation (FAW) e a Guangzhou Automobile Group.

Via: Electrek