Cientistas confirmaram que o cometa interestelar 2I/Borisov, descoberto em 30 de agosto passado e vindo de além do sistema solar, está se despedaçando. A descoberta foi feita após a análise de imagens feitas pelo telescópio espacial Hubble (HST) entre os dias 23 e 30 de março.

“As imagens de 23 de março mostram um único núcleo brilhante, como o observado em todas as imagens anteriores do 2I/Borisov feitas pelo HST. Por outro lado, as imagens de 30 de março mostram um núcleo claramente não estelar, consistente com dois componentes não resolvidos separados por 180 km e alinhados com o eixo principal da maior coma de poeira”, disse David Jewitt, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, que lidera uma equipe de astrônomos.

publicidade

Cientistas vem monitorando o cometa desde sua maior aproximação do Sol, ou perihélio, ocorrida em 8 de dezembro passado. É comum cometas se fragmentarem neste momento, já que o aquecimento causado pela luz do Sol faz com que o gelo que os compõe se sublime, transformando-se em gás. Isso faz o núcleo do cometa girar, o que pode levá-lo a se despedaçar devido à força centrípeta.

Reprodução

publicidade

Embora seja o fim da jornada do cometa, a destruição de 2I/Borisov é uma boa notícia para os astrônomos, já que poderão analisar seu espectro para determinar sua composição e descobrir o quão similar, ou diferente, ele é de outros cometas do sistema solar.

Isso pode ter implicações nos estudos da origem da vida. Cientistas acreditam que os “blocos básicos” para a vida foram trazidos à Terra de outras partes do sistema solar através de cometas. Se 2I/Borisov tiver composição similar aos cometas solares, isso significa que essa “polinização” pode ter acontecido entre sistemas estelares diferentes.

publicidade

Fonte: Science Alert
https://www.sciencealert.com/interstellar-comet-2i-borisov-is-breaking-apart