A SpaceX perdeu nesta madrugada mais um protótipo de sua Starship, espaçonave que pretende um dia usar para levar colonos a Marte. A espaçonave, com o número de série SN3, implodiu durante um teste criogênico na base da empresa em Boca Chica, no Texas.

A empresa esperava usar a SN3 em curtos “saltos”, vôos de baixa altitude para teste dos propulsores. O teste foi projetado para se certificar de que a estrutura seria capaz de suportar a alta pressão do combustível em temperatura criogênica (menores que -150 ºC) antes do lançamento.

publicidade

Em um post no Twitter, Elon Musk afirmou que o acidente pode ter sido causado por uma “falha de configuração” no teste. Em outro post, disse que algumas válvulas vazaram quando expostas à baixa temperatura. “Vamos consertar e testar de novo logo”, disse o executivo.

publicidade

Este foi o terceiro protótipo da Starship perdido durante testes, depois da explosão da Starship MK1 em novembro passado e da Starship SN1 no início de março. Ambos os acidentes ocorreram durante testes de pressurização.

publicidade

Elon Musk tem como objetivo estabelecer uma colônia em Marte com 1 milhão de habitantes já em 2050. Entretanto, o próprio executivo reconhece que este é um objetivo ambicioso, e teme que sua empresa não consiga chegar ao planeta antes dele morrer.

Fonte: Space.com