Uma bizarra teoria da conspiração (que já reportamos aqui) ligando as redes 5G à pandemia causada pelo novo coronavírus aparentemente está por trás de uma série de incêndios em torres 5G no Reino Unido, ocorridos nas últimas semanas.

De acordo com a teoria, o “vírus” não existe e seria um efeito colateral da implantação das redes 5G, que fariam as moléculas de oxigênio do ar vibrarem de forma a serem “sugadas” de nossos pulmões. A pandemia teria se iniciado em Wuhan porque a cidade teria colocado sua rede 5G em funcionamento recentemente.

A teoria, que não tem nenhum embasamento científico, não leva em consideração que a pandemia se espalhou para países onde não há redes 5G em operação, como o Irã, Japão ou Brasil. Além disso, seria muito mais fácil contê-la se o 5G fosse a causa: bastaria desligar as redes.

Segundo o The Verge, em um período de 24 horas na última sexta-feira quatro torres da operadora Vodafone foram no Reino Unido foram incendiadas, e três outras já haviam sido incendiadas anteriormente. A operadora também afirma que seus técnicos e engenheiros estão sendo ameaçados por cidadãos que acreditam que as torres, se forem colocadas em operação, “vão matar todo mundo”.

publicidade

“Sinto informar que vândalos realizaram uma série de ataques criminosos a torres de telefonia celular durante este período de crise nacional”, diz Nick Jeffery, CEO da Vodafone UK. “Agora é uma questão de segurança nacional. As autoridades policiais e de combate ao terrorismo estão investigando. ”

As principais operadoras de telefonia do Reino Unido (Three, EE, Vodafone e O2) emitiram um comunicado conjunto negando a teoria da conspiração e pedindo ajuda dos consumidores para parar com os ataques. Elas lembram que neste momento, com milhões de pessoas trabalhando remotamente e em isolamento social, suas redes são cruciais para a educação, produtividade, comunicação e entretenimento da população.

Reprodução

“É difícil acreditar que algumas pessoas querem prejudicar as redes que estão fornecendo conectividade essencial para os serviços de emergência, o sistema nacional de saúde e o resto do país durante este período de quarentena”, disse Jeffery.

YouTube intervém

O YouTube decidiu intervir para auxiliar na contenção dos rumores. Vídeos com teorias de conspiração relacionadas à segurança das redes 5G, mas que não mencionem o coronavírus, serão “suprimidos”, através da suspensão de anúncios e de sua eliminação nos resultados de busca da plataforma.

Já vídeos que afirmam haver uma ligação entre o vírus e as redes 5G serão removidos da plataforma, já que violam a política da empresa que não permite a divulgação de métodos não comprovados pela comunidade médica para prevenir ou curar a doença.

Segundo o YouTube, desde fevereiro milhares de vídeos com informações falsas ou enganosas sobre o coronavírus foram removidos. Entretanto, trata-se de um jogo de gato e rato já que, frequentemente, momentos depois de um vídeo ser removido múltiplas cópias novas aparecem na rede.

Mats Granryd, diretor geral da GSMA, organização que representa o interesse de empresas da indústria de telefonia em todo o mundo, disse: “A indústria de telecomunicações está trabalhando dia e noite para manter serviços vitais de saúde, educação e emergência on-line, além de negócios funcionando e amigos e famílias conectados. É deplorável que a infra-estrutura crítica de comunicações esteja sendo atacada com base em tamanhas mentiras. Pedimos a todos que confiem nas autoridades de saúde e tenham certeza de que a tecnologia de comunicação é segura. Não há ligação entre 5G e Covid-19”.