Devido ao surto do coronavírus, muitas pessoas começaram a trabalhar de forma remota tendo que realizar reuniões através de videoconferências. Dessa forma, por conta de seus recursos diferenciados, alguns programas como o Zoom acabaram vendo um grande número de novos usuários em sua plataforma.

Apesar de funcionar muito bem e ter ficado popular, o Zoom tem se visto envolvido em uma série de problemas relacionados à privacidade de seus usuários e a falhas de segurança, inclusive a plataforma foi recentemente proibida pela Anvisa. Se você está à procura de outro aplicativo para este fim, confira a seguir essa lista do Olhar Digital com alternativas para o Zoom.

Jitsi Meet

Uma das opções mais simples de nossa lista acaba ficando com o Jitsi Meet, uma plataforma que sequer exige cadastro para ser utilizada. Ao ter o seu site acessado, basta dar um nome para a sua sala e passar o link para que outras pessoas se juntem a você.

Reprodução

publicidade

Apesar de rodar no navegador pelo PC, o aplicativo ainda traz opções úteis como poder compartilhar a sua tela, gravar a reunião ou compartilhar algo do YouTube. Já quem utiliza uma conta do Google ou da Microsoft pode conceder o acesso ao seu calendário para nunca perder uma reunião com o serviço do Jitsi Meet. Quem está no celular, entretanto, precisará fazer o download do aplicativo na Google Play ou na App Store.

TeamLink

Outra alternativa de nossa lista é o TeamLink, que suporta até 300 participantes em uma reunião sem limite de tempo no seu plano gratuito. Diferente da opção listada acima, o TeamLink requer a instalação, mas também está disponível para diversas plataformas como Windows, Mac, Android e iOS (sistema do iPhone).

Reprodução

Já um dos recursos interessantes da plataforma, é que apenas a pessoa a criar a reunião precisa de um cadastro. Assim, quem for apenas se juntar a uma chamada não precisará criar uma conta.

Microsoft Teams

Uma das alternativas mais interessantes dessa lista já acaba sendo bem conhecida por muitos trabalhadores e ela se trata do Microsoft Teams. Apesar de ser gratuita, a ferramenta também possui planos pagos, que acabam liberando recursos interessantes que vão além das videoconferências e podem ajudar muito a equipes trabalharem remotamente de forma coordenada.

Cisco WebEx

Já uma solução desenvolvida pela Cisco acaba sendo a WebEx, uma plataforma que em seu plano gratuito permite até 100 pessoas por chamada. Em outros planos, a ferramenta acaba se tornando uma aliada poderosa para a realização de webinars e cursos online, que podem ter até 3000 pessoas online.

Além de ter estes destaques, a Cisco WebEx também fornece 1 GB de espaço na nuvem para o armazenamento de arquivos. Apesar de o tamanho ser pequeno, ele pode ser bem útil para compartilhar documentos simples.