EnglishPortugueseSpanish

Os mais novos golpes que circulam no WhatsApp alegam que a Cacau Show e a Nestlé estão doando ovos de chocolate para a Páscoa 2020. Os textos, que já atingiram mais de 560 mil usuários, vêm acompanhados de um link malicioso que rouba os dados pessoais e financeiros de quem clica.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, além de roubar dados, o golpe direciona os usuários a páginas com publicidade excessiva, outro truque para arrecadar dinheiro com cliques.

publicidade

Datas comemorativas, como a Páscoa, são as favoritas dos cibercriminosos para aplicar golpes. “Eles utilizam uma mecânica fácil que solicita às vítimas que respondam algumas questões simples como ‘qual tipo de chocolate prefere’ e ‘já comprou em nossas lojas nos últimos 3 meses’, e por fim pedem o compartilhamento do link malicioso com no mínimo 15 contatos do WhatsApp para garantir o recebimento do prêmio”, explicou Simoni.

Reprodução

Se você vir uma das mensagens abaixo circulando no WhatsApp, alerte os conhecidos e não dê continuidade à corrente:

  • Páscoa solidária Nestlé as maiores redes de supermercados do Brasil cancelaram seus pedidos de ovos de Páscoa devido a está grande pandemia, para não perder os ovos que já estavam prontos Nestlé está doando todo seu estoque está semana. Peça o seu aqui! [link malicioso];
  • Obaa, a Cacau Show vai salvar nossa Páscoa!! Eles tão dando e entregando mais de 5000 ovos de páscoa! Corre e garante o seu: [link malicioso].

Por enquanto, apenas a Nestlé se pronunciou alertando sobre a falsidade da promoção.

publicidade

Para não cair em golpes como esses, sempre verifique na página oficial da empresa ou produto se há, de fato, uma promoção vigente.

 

Via: TechTudo