Astrônomos ingleses da University of Central Lancashire (UCLan), na Inglaterra, revelaram imagens inéditas e em altíssima resolução da superfície do Sol feitas pelo telescópio suborbital High-Resolution Coronal Imager (Hi-C), da Nasa.

Áreas da superfície solar que antes pareciam “vazias” ou escuras agora são reveladas em detalhes. As imagens mostram “fios” de plasma (gás eletrificado) com cerca de 500 km de largura.

Reprodução

No destaque, região da superfície solar fotografada pelo telescópio Hi-C da Nasa e analisado pela University of Central Lancashire, na Inglaterra

publicidade

Cientistas ainda não sabem o que causa o surgimento destas estruturas. O foco agora é descobrir porque são formadas, e como sua presença pode nos ajudar a prever a formação de erupções solares, as quais têm o potencial de afetar a vida na Terra.

ReproduçãoDetalhe da superfície solar, fotografada pelo telescópio Hi-C da Nasa

“Até agora, os astrônomos solares estavam efetivamente vendo nossa estrela mais próxima em ‘definição padrão’. A qualidade excepcional dos dados fornecidos pelo telescópio Hi-C nos permite observar um trecho do Sol em ‘ultra-alta definição’ para a primeira vez”, disse Robert Walsh, professor de física solar da UCLan.

Fonte: Evening Standard