O Consórcio Unicode, organização responsável pela manutenção e desenvolvimento da biblioteca padrão de emoji usados em vários sistemas operacionais, anunciou que devido à pandemia de Covid-19 o lançamento da próxima versão do padrão Unicode será adiado em seis meses. Originalmente programado para março de 2021, o Unicode 14.0 só será lançado em setembro de 2021.

O Unicode é um padrão criado para garantir a codificação, representação e tratamento consistente de texto na maioria dos sistemas de escrita do mundo entre múltiplos ambientes e sistemas operacionais. A versão atual, 13.0, foi lançada em março deste ano e tem 14.696 caracteres gráficos (entre eles 1.329 emoji), 163 caracteres de formatação e 65 caracteres de controle, cobrindo 154 sistemas de escrita modernos e históricos, além de múltiplos conjuntos de símbolos.

publicidade

Segundo Mark Davis, presidente do Consórcio Unicode, a organização depende dos esforços de voluntários. “Nas circunstâncias atuais, ouvimos que nossos colaboradores estão sobrecarregados no momento e decidimos que era do melhor interesse de nossos voluntários e das organizações que dependem do padrão adiar nossa data de lançamento. Neste ano, simplesmente não podemos nos comprometer com o mesmo cronograma que seguimos no passado”.

Os emoji definidos no Unicode 13.0 só começarão a aparecer em aparelhos e sistemas operacionais em meados deste ano, então levará um tempo até que o impacto da decisão afete os consumidores. A organização estuda lançar uma atualização pontual do padrão, a versão 13.1, focada na combinação de caracteres existentes para formar novos símbolos e que seria lançada em 2021.

publicidade

Fonte: Engadget