Alguma vez você já teve curiosidade em saber como um vírus se espalha? Uma simulação renderizada em 3D e desenvolvida por cientistas finlandeses mostra exatamente como as partículas se comportam logo após uma tosse ou espirro – e o resultado é assustador.

A pesquisa, que acabou tendo uma simulação visual, tinha a intenção de descobrir como o coronavírus pode se espalhar pelo ar. “As partículas de aerossol que transportam o vírus podem permanecer no ar por mais tempo do que se pensava inicialmente, por isso é importante evitar espaços públicos movimentados”, informou o estudo, que foi publicado pela Universidade de Aalto, na Finlândia.

Para a simulação, foi considerado um ambiente análogo a um supermercado médio com ventilação comum. “No modelo 3D, uma pessoa tosse em um corredor delimitado por prateleiras sob condições representativas de fluxo de ar de ventilação interna”, explica o vídeo. “Como resultado da tosse, uma nuvem de aerossol viaja no ar para o corredor. Leva alguns minutos para a nuvem se espalhar e dispersar”, completa.

publicidade

De acordo com Ville Vuorinen, professor assistente da Universidade de Aalto, uma pessoa infectada pode espirrar e se afastar, mas o ambiente continua, pelo menos por alguns minutos, carregado com partículas extremamente pequenas de aerossol contaminadas com coronavírus. “Essas partículas podem acabar no trato respiratório de outras pessoas nas proximidades”, contou.

A simulação serve como um alerta para que a população evite locais públicos. Se não for possível, as máscaras são a prevenção mais eficaz nessa situação.

 

Via: Futurism