O aplicativo de videoconferências Zoom ganhou popularidade em meio à pandemia do novo coronavírus. No entanto, sucessivas denúncias sobre falhas de segurança digital da plataforma comprometeram a confiança de consumidores e levaram empresas, como o Google, a proibir o uso do programa por seus funcionários.

Na tentativa de responder parte dos problemas, o Zoom anunciou, nesta quarta-feira (15), uma série de atualizações para aprimorar a segurança de senhas e dos números de identificação das chamadas.

publicidade

Todas as reuniões por vídeo iniciadas na plataforma são identificadas com um código aleatório (ID), gerado automaticamente. Esse número serve como uma chave de acesso, que é distribuída pelo usuário criador da conferência para que outros possam entrar na sessão. Antes, os IDs apresentavam de nove a onze dígitos. Com a nova atualização, todos passam a contar com onze dígitos.

Reprodução

publicidade

Além disso, agora a proteção por senha de gravações compartilhadas em nuvens é ativada por padrão. Ou seja, o recurso vem habilitado automaticamente. Caso o usuário não queira o mecanismo de segurança, é preciso desativá-lo. O Zoom ainda afirma que a complexidade das senhas foi aprimorada.

O aplicativo também voltou a permitir o compartilhamento de arquivos por meio de plataformas de empresas terceiras, como o Dropbox e o OneDrive. A funcionalidade esteve suspensa durante uma revisão de segurança do processo.

publicidade

Por fim, na versão desktop, os usuários agora podem desabilitar a apresentação de prévias das mensagens recebidas nos chats das conferências. Assim, quando uma mensagem for recebida, o usuário vai visualizar apenas o alerta que ela chegou sem que o aviso revele detalhes do conteúdo.

A atualização está disponível para a versão do 4.6.11 do Zoom.

publicidade

Fonte: MSPoweruser