Bluetooth pode ajudar em monitoramento

Acsa Gomes15/04/2020 22h56, atualizada em 15/04/2020 23h12
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Soluções tecnológicas têm sido propostas como a melhor forma de identificar doentes e pessoas em risco, e conter uma pandemia. Uma iniciativa que ganhou destaque nos últimos dias une Apple e Google em um projeto conjunto.

A ideia é integrar o sistema de monitoramento de contatos aos sistemas operacionais das duas marcas. Assim, se o usuário optar por habilitar o rastreamento, seu smartphone receberá um identificador único. Cada aparelho transmite seu identificador e recebe os dos celulares vizinhos por bluetooth.

Em uma pandemia, as organizações de saúde podem ter acesso ao banco de dados com esses contatos para orientá-los e avisar quem esteve próximo de um doente. O problema é que os dados podem ser correlacionados para identificar usuários, mesmo que sejam anonimizados. Isso pode fazer que doentes não procurem os serviços de saúde com medo de serem expostos.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.