O título de eleitor é um documento importante para o cidadão brasileiro, que é necessário, por exemplo, para obter o seu passaporte, fazer a inscrição em colégios, faculdades e outras atividades. Em novembro de 2017, inclusive, o documento ganhou a sua versão digital, podendo ser utilizado através de celulares parar facilitar a vida das pessoas. O prazo para a regularização do documento termina nesta quarta-feira (6).

Já para as eleições de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a permitir que eleitores realizem mudanças ou regularizem a situação de seu título pela internet, sem a necessidade de coletar a biometria digital. A seguir, veja como consultar a situação de seu título de eleitor e fazer a sua regularização pela internet.

Como consultar a situação de seu título de eleitor

O processo para fazer a consulta da situação do seu título de eleitor é bem simples. Confira o passo a passo:

1. Acesse a página principal do Título de Eleitor no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);

publicidade

2. Na página aberta, clique em “Situação eleitoral”;

Reprodução

3. Então, digite o seu nome, número de seu CPF ou título de eleitor. Clique em “Consultar”;

Reprodução

4. Na nova página, basta conferir a “Situação da inscrição”.

Reprodução

Como fazer a quitação de multas

Se você deixou de votar em alguma eleição e ficou com o título de eleitor em situação irregular por este motivo, através do próprio site do Tribunal Superior Eleitoral, é possível gerar um boleto para regularizá-lo até o dia 6 de maio de 2020. Para isso, siga o passo a passo:

1. Acesse a página principal do Título de Eleitor no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);

2. Selecione a opção “Quitação de multas”;

Reprodução

3. Desça até o final da nova página;

Reprodução

4. Em “Título de eleitor”, selecione a opção adequada a sua situação;

Reprodução

5. Preencha o restante dos dados solicitados e clique em “Próximo”.

Reprodução

A partir desse momento, prossiga com o procedimento até que o site gere um boleto para você com a valor a ser pago para regularizar o seu título de eleitor. Aqui, vale lembrar, o site não lhe ajudará se o seu título de eleitor estiver na situação “cancelado”.

Pronto! Agora, você já sabe como consultar a situação de seu título de eleitor e, se necessário, como fazer a sua regularização.