Depois de alguns anos, a Epic Games finalmente colocou seu maior sucesso, o Fortnite, para download na Google Play Store. No entanto, o estúdio não está muito satisfeito com isso.

A Epic Store lançou Fortnite para celular em 2018, mas sempre procurando evitar o Google: a empresa pedia que seus jogadores fizessem o download do game no próprio site da produtora, e não na Play Store. Isso evitaria que o Google tomasse para si uma grande fatia dos lucros. Na época, foi uma boa jogada por parte da Epic Games, que tinha o jogo “free-to-play” mais procurado do momento, gerando receitas substanciais com compras no app.

publicidade

Depois de 18 meses de difíceis negociações, a Epic Games diz que agora o Fortnite está disponível para download na Play Store, embora ainda possa ser baixado no site fortnite.com.

“O Google deixa em desvantagem os softwares para download fora da Play Store, por meio de medidas técnicas e comerciais, como assustadores e repetitivos pop-ups de segurança para software baixado e atualizado, acordos e transações restritivas de fabricantes e operadoras, as relações públicas do Google caracterizando fontes de softwares de terceiros como malware e novos esforços, como o Google Play Protect, para bloquear completamente o software obtido fora da loja Google Play” afirmou em comunicado um porta-voz da Epic Games. “Por isso, lançamos o Fortnite para Android na Google Play Store”, completou.

publicidade

Reprodução

A manutenção do Fortnite fora da Play Store foi uma clara ameaça aos lucros do aplicativo do Google, embora o Google tenha argumentado que o download fora de sua loja representava um risco à segurança dos usuários, que poderiam baixar malwares sem saber.

publicidade

Por sua vez, a Epic Games está insatisfeita com a quantidade de barreiras impostas pelo Google para impedir que os usuários baixem o jogo de seu próprio site, assim como os avisos de segurança que o Android envia, mesmo com o editor sendo considerado confiável.

Por enquanto, o Google está levando vantagem, mas a insatisfação da Epic Games com essas negociações é clara.

publicidade

“Esperamos que o Google revise suas políticas e negócios em um futuro próximo, para que todos os desenvolvedores tenham liberdade de entrar e negociar com clientes no Android e na Play Store por meio de serviços abertos, incluindo serviços de pagamento, que podem competir em condições equitativas”, conclui a nota da Epic Games.

Via: Tech Crunch