EnglishPortugueseSpanish

A Força Espacial dos Estados Unidos agora possui uma forma de impedir que seus satélites sejam invadidos. A unidade recebeu um novo sistema de armas do tipo jammer que pode impedir que equipes rivais, militares ou de inteligência, acessem seus satélites. O equipamento permite que a Força Espacial neutralize satélites em órbita em questão de minutos.

A arma chamada de Bloco de Sistemas de Comunições de Contagem 10.2 (CCS) foi entregue ao 4º Esquadrão de Controle Espacial. “O CCS é um sistema de comunicação que fornece uma capacidade em terra para negar reversivelmente as comunicações via satélite adversos”, comentou o gerente de programa do sistema, major Seth Horner. Em outras palavras, o equipamento é um bloqueador de comunicação móvel que pode ser conectado a aviões ou a transportes terrestres.

publicidade

Outro benefício potencial de ter o CCS é a possibilidade de bloquear as habilidades dos inimigos de receber avisos sobre ataques com mísseis, o que pode garantir o êxito de uma operação.

publicidade

Apesar de ser simples entender a teoria de como o sistema funciona, na prática é outra questão. “Não há informações públicas sobre nenhuma característica técnica do CCS, como faixas de frequência, níveis de potência e formas de onda”, destacou o Global Countersaace Capabilities Report. Por fim, o tenente-coronel William Sander destacou que “o sistema CCS é um divisor de águas para as forças terrestres implantadas”.

Via: Interesting Engineering