O que você veria se pudesse observar, ao mesmo tempo, a Terra e a Lua no céu? Foi para ilustrar esse conceito que o físico James O’Donoghue, da Agência Espacial Japonesa (JAXA) criou uma animação que mostra a Lua vista da Terra, ao lado da Terra vista da Lua.

Criada com imagens de satélite e dados topográficos obtidos pela Nasa, a animação cobre todo o mês de abril de 2020, com cada quadro de imagem representando 15 minutos de tempo real.

publicidade

É interessante notar que visto da Lua, nosso planeta passa pelas mesmas ‘fases’ que conhecemos. Também são interessantes sua velocidade de rotação e mudança aparente no tamanho, devido à órbita elíptica da Lua que muda sua distância até nós ao longo do mês. Em seu perfil no Twitter, James publicou vídeos extras que ilustram toda a mecânica celeste envolvida.

publicidade

O’Donogue é conhecido por seus vídeos ilustrando conceitos variados, que vão da escala do sistema solar à velocidade real da Enterprise, de Star Trek. Em fevereiro, ele chamou a atenção ao eleger o emoji que melhor representa Saturno.

Fonte: Science Alert