Covid-19: novo revestimento pode proteger superfícies por até 90 dias

Pesquisadores de uma universidade de Hong Kong desenvolveram material antiviral
Redação27/04/2020 13h56, atualizada em 27/04/2020 15h30
20200427105755
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Pesquisadores de uma universidade de Hong Kong afirmaram ter desenvolvido um novo revestimento antiviral que pode proteger uma superfície por até 90 dias contra vírus e bactérias, incluindo o Sars-Cov-2, causador da Covid-19. O MAP-1, como foi chamado, levou 10 anos para ser desenvolvido.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, o produto é ideal para ser aplicado em corrimãos e botões de elevadores, por exemplo. “Esses locais são frequentemente tocados e, ao mesmo tempo, servem como um meio muito eficaz para a transmissão de doenças“, explica o professor e um dos principais pesquisadores da equipe Joseph Kwan.

O revestimento é formado por milhões de nanocápsulas contendo desinfetantes que são liberados apenas após o contato humano; o que aumenta, assim, seu tempo de vida útil. Após testes clínicos, o revestimento foi considerado seguro para pessoas e ambientes e aprovado para uso em massa.

O produto já foi aplicado em casas de mil famílias de baixa renda em Hong Kong com a ajuda de uma instituição de caridade local. Além disso, shoppings, escolas e instalações esportivas também adotaram o produto. Coincidentemente ou não, Hong Kong não registrou novos casos do domingo, se mantendo em 1.038 infecções e quatro mortes.

Via: Reuters

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital