O título de eleitor é um documento muito importante para o cidadão brasileiro, sendo solicitado, por exemplo, na hora de tirar o passaporte ou até para entrar em uma faculdade ou escola.

Por sua vez, para facilitar o processo nestes tempos de quarentena, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) agora deixa que os brasileiros obtenham este documento pela internet.

Todo esse procedimento é feito no site do próprio TSE através da plataforma título NET, mas é necessário ficar atento em relação a algumas informações para realizá-lo com sucesso. A seguir, veja como obter o título de eleitor pela internet.

Importante

O prazo para tirar o título de eleitor pela primeira vez para votar ainda em 2022 terminou no dia 4 de maio. O serviço será retomado no dia 8 de novembro.

publicidade

Além disso, para realizá-lo, é necessário possuir estes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso) – obrigatório;
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
  • Foto segurando um documento – obrigatório;
  • Comprovante de quitação do serviço militar para homens com idade entre 19 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral – obrigatório;

Caso tenha algum documento extra de identificação, ele também poderá ser incluso na hora de anexar os arquivos.

Todos os documentos a serem anexados precisam estar no formato PNG, PDF, JPG ou JPEG e não devem exceder o tamanho de 10 MB (por arquivo). Caso você já tenha um título de eleitor e precisa consultar a sua situação ou regularizá-lo, é possível realizar este processo seguindo este outro tutorial do Olhar Digital.

Siga o passo a passo

Fazer o pedido de um título de eleitor pela internet é bem simples e rápido ao se utilizar um computador para a tarefa. Confira:

1. Depois de separar seus documentos, acesse esta página do Título NET em seu navegador;

2. Na página carregada, clique em “Tirar Título de Eleitor (Alistamento Eleitoral);

Reprodução

3. Marque a caixinha ao lado de “Brasil” e selecione o seu Estado. Clique em “Próximo”;

Reprodução

4. Verifique a lista de “documentos obrigatórios” e, com eles já escaneados, clique em “Próximo”. Caso precise escanear um documento, este tutorial do Olhar Digital ensina como você pode fazer isto com o seu celular;

Reprodução

5. Na próxima página, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho”;

Reprodução

6. Preencha os campos obrigatórios, marque a caixinha de “Não sou um robô” e clique em “Próximo”;

Reprodução

7. Mais uma vez, preencha os campos obrigatórios, anexe os seus arquivos e clique em “Próximo”;

Reprodução

8. Finalize o seu pedido.

Pronto! Agora, você já sabe como tirar o seu título de eleitor pela internet. Caso precise de uma segunda via dele, você pode usar o aplicativo e-Título em seu celular para ter acesso ao documento digital.

Fonte: TSE