A Intel anunciou nesta quinta-feira (30) uma renovação de sua linha de processadores para desktops, que chegam à 10ª geração, com uma promessa audaciosa. Segundo a empresa, o novo Core i9-10900K é “o processador para jogos mais rápido do mundo”, combinando 10 núcleos e 20 threads, alcançando um clock de até 5,3 GHz.

A Intel terá uma missão difícil de combater os processadores da família Ryzen, da AMD, que têm conquistado mercado após muitos anos como uma segunda opção distante para quem está montando um PC. Para isso, a companhia segue apostando na arquitetura de 14 nanômetros, que já está em vigor nos processadores da família Core desde 2015, enquanto os chips para laptops da Intel já contam usam a arquitetura de 10 nm.

Para compensar esse “congelamento” na arquitetura de seus processadores, a Intel contra com outra arma. A empresa tem ampliado a capacidade dos chips com a inclusão de mais núcleos e threads, que melhoram o desempenho mesmo sem grande evolução na arquitetura, como reporta o site The Verge.

O Core i9-10900K é o mais potente da nova família de processadores da Intel, lançado pelo preço sugerido de US$ 488. No entanto, a companhia também anunciou outros processadores da linha “K”, que inclui os chips de alto desempenho e pensados para suportarem overclock. O i7-10700K é um pouco mais modesto, com com oito núcleos e 16 threads e até 5,1 GHz com preço sugerido de US$ 374, enquanto o i5-10600K conta com 6 núcleos e 12 threads, alcançando até 4,8 GHz. Todos eles contam com um alto TDP de 125 Watts.

publicidade

A empresa também atualizou outras linhas mais acessíveis, com outros chips i9, i7, i5 e i3, que contam com TDP mais modestos, com opções de 65 W e 35W.

Quem estiver de olho em um novo processador precisa ficar atento ao soquete da nova família. Os chips da geração Comet Lake não são compatíveis com as placas-mães que eram compatíveis com a geração anterior, a Coffee Lake.

Além do desempenho, os novos processadores também contam com alguns novos recursos, como o suporte a memória DDR4-2933, e conectividade Ethernet de até 2,5 gigabits, além de trazer por padrão a integração ao novo padrão Wi-Fi 6. Em termos gráficos, os chips vêm com uma GPU integrada UHD Graphics 630.