EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Existe vida fora da Terra? A pergunta que intriga a todos há séculos nunca teve uma resposta definitiva. Agora, porém, um novo estudo sugere a possibilidade de a vida prosperar em uma atmosfera formada 100% por hidrogênio, o que pode mudar a compreensão de como e onde a vida extraterrestre pode ser encontrada.

A pesquisa, liderada pela astrofísica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Sara Seager, utilizou a bactéria E. Coli e leveduras em uma atmosfera composta apenas por hidrogênio. Os micróbios sobreviveram ao experimento, mostrando que a vida pode resistir em um ambiente extremo. “Quero convencer os astrônomos a pensar de maneira mais ampla sobre que tipo de planeta pode ser habitável”, destacou a cientista.

publicidade

Reprodução

Exoplanetas/Foto:Globo

Seager ainda acrescentou que, com sua descoberta, novos planetas potencialmente habitáveis podem ser encontrados e estudados. Os pesquisadores podem expandir sua procura por exoplanetas que podem ter sido ignorados inicialmente.

Além disso, como as atmosferas com mais hidrogênio em sua composição são maiores, seria mais fácil identificá-las com técnicas simples de observação, destacou.

publicidade

Via: Space