A pneumologista brasileira Elnara Negri ganhou destaque na última edição da revista Science. Considerada a mais importante publicação médica do mundo, a revista destacou um artigo que aborda a evolução do tratamento da Covid-19 com heparina, um anticoagulante indicado para reversão da trombose. 

Estudos feitos por médicos de diversos países do mundo estão comprovando a eficácia do medicamento na redução dos tempos de intubação e internação em casos graves.

publicidade

Pesquisadores chegaram ao medicamento graças a um estranho fenômeno percebido nesses pacientes: mesmo apresentando uma baixa taxa de oxigênio no sangue, eles afirmavam que não estavam sentindo dificuldades para respirar; mesmo com os monitores indicando o problema.

A falta de compatibilidade entre o relato dos pacientes e o que se via no monitor, de acordo com os médicos, acontecia porque embora o pulmão permanecesse funcionando regularmente, se observava (já no início da infecção) uma sutil coagulação nos vasos mais finos da rede sanguínea que se encontra na extremidade dos alvéolos, o que impossibilitava a oxigenação apropriada.

publicidade

Reprodução

Dra. Elnara Negri – Foto: USP

publicidade

A taxa de saturação de oxigênio no sangue é de 95%, em condições normais. Em casos graves de Covid-19, essa taxa pode chegar a 70%, 60% ou até mesmo 50%.

É aí que aparece o trabalho da brasileira Elnara Negri. A pneumologista do Hospital Sírio Libanês explicou à Science que, em casos mais graves de Covid-19, o maior problema não está no pulmão propriamente dito, mas na coagulação dessa rede sanguínea fina. “A evasão em cascata de proteínas do sangue leva à coagulação, o que impede a oxigenação adequada. 

publicidade

Elnara lembra que percebeu isso quando atendeu sua primeira paciente com a doença. Era uma idosa que, além da dificuldade para respirar, passou a apresentar problemas circulatórios em um dedo do pé: “Ficou roxo, ao mesmo tempo em que houve uma queda abrupta na oxigenação”, conta Negri.

Em função da trombose, a equipe de Elnara medicou a paciente com a heparina, que é um anticoagulante. Em pouco tempo, a oxigenação havia voltado ao normal, a paciente respirava bem e o dedo não estava mais roxo.

A pardir daí, a pneumologista passou a considerar que o anticoagulante é um importante recurso para promover o impulso respiratório de pacientes com baixo nível de oxigenação, inclusive aqueles que não apresentavam dificuldade para respirar.

Confira a entrevista que o Olhar Digital fez com a Dra. Negri:

 

Via: UOL