A IBM anunciou nesta terça-feira (05) que está liberando mais de 80 mil patentes, incluindo aquelas relacionadas a inteligência artificial e a “vírus biológicos”, para uso gratuito no desenvolvimento de soluções para a pandemia de Covid-19.

A decisão se aplica não só a patentes já concedidas, como também quaisquer outras que sejam resultantes de registros feitos até o final de 2023. “Isso ajudará qualquer pessoa na linha de frente da luta contra a pandemia a não se preocupar em infringir nenhuma patente de nosso portfólio”, disse Manny W. Schecter, consultor chefe de patentes para leis de propriedade intelectual da IBM, sobre o acordo.

Segundo a empresa, tecnologias como “uma molécula enriquecida com açúcar que pode impedir infecções virais”, ”algoritmos capazes de prever o escopo de uma epidemia” e “uma tela sensível ao toque que se esteriliza sozinha” poderiam surgir com base em suas patentes. Até mesmo patentes relacionadas ao Watson, seu sistema de inteligência artificial, estão inclusas.

A iniciativa da IBM é parte da Open Covid Pledge, que pede a empresas participantes que liberem gratuitamente sua propriedade intelectual (patentes) para uso no combate à pandemia de Covid-19 e minimização de seu impacto na sociedade. Empresas como a Intel, Amazon, Facebook, Microsoft e Uber, entre outras, também participam.

publicidade

Fonte: IBM