Um “imenso” vazamento de material interno da Nintendo foi publicado no fórum 4Chan na última sexta-feira (1), nos dando uma interessante visão sobre o processo de desenvolvimento de hardware e software da empresa.

Segundo um usuário do fórum Resetera, o conteúdo publicado inclui o código-fonte para o sistema operacional do Wii (chamado IOS, de “Internal Operating System”, sem relação com o sistema da Apple), descrições detalhadas de seu hardware, incluindo datasheets, diagramas de blocos e arquivos Verilog detalhando a implementação dos circuitos.

publicidade

Além disso, há documentação relacionada a outros consoles como o Gamecube (antecessor do Wii) e o iQue (uma versão do Nintendo 64 para o mercado chinês), código-fonte para os jogos Pokémon Blue, Yellow, Gold e Silver (para o Gameboy e Gameboy Color), um emulador oficial de Gameboy e uma lista interna com todos os produtos já lançados pela empresa até o Nintendo DS.

publicidade

Morph, uma demonstração dos recursos gráficos do Nintendo 64

Também há ROMs (cópias do conteúdo de um cartucho em um arquivo) com software demonstrando alguns recursos gráficos do Nintendo 64, incluindo um simples jogo de labirinto e uma demonstração de um recurso de transformação de objetos poligonais.

publicidade

Segundo o site Kotaku, o pacote contém cerca de 3 GB de dados, e até o momento não se sabe como foi obtido. Alguns membros do 4Chan acreditam que ele é apenas parte de um conteúdo muito maior. A Nintendo não comentou o vazamento.

Fonte: Kotaku