EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Foram três anos de muito trabalho; uma equipe de neurocientistas conseguiu construir um mapa tridimensional (3D) completo do cérebro de ratos. Com coordenadas para 100 milhões de células cerebrais, esta é a terceira e mais ambiciosa versão desenvolvida pelo Instituto Allen de Ciências do Cérebro, de Seattle, nos Estados Unidos.

Como os ratos são muito usados para pesquisas neurológicas, o mapa pode significar um avanço no ritmo de novas descobertas.

publicidade

Reprodução

Analisar o cérebro de uma animal consiste em escanear fatias muito finas, como papel, ou registrar a atividade neural através de sondas. “O mapa era um recurso realmente necessário que possibilita o estudo completo do cérebro”, explicou o pesquisador Nick Steinmetz.

Embora tenha conseguido uma evolução em relação às versões anteriores, a equipe espera desenvolver ainda melhor o mapa. “À medida que aprendemos mais sobre como o cérebro está organizado, precisamos fazer atualizações“, destacou a neuroanatomista Julie Harris. “Construir mapas é a direção para qual o campo está caminhando de maneira natural”, concluiu ela.

Via: Futurism

publicidade